JACOB ZUMA VISITA ANGOLA

LUANDA – O presidente sul africano Jacob Zuma chegou ao Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, às 10h00 locais (11h00 na África do Sul) de 16 de Janeiro de 2013, a bordo de um avião da Força Aérea Sul Africana, para um encontro de algumas horas com o seu homólogo Angolano, José Eduardo dos Santos.
A sua chegada, Zuma, foi recebido pelo ministro angolano da administração do território, Bornito de Sousa, e por outros membros do Executivo Angolano. No aeroporto 4 de Fevereiro, Zuma não falou à imprensa, mas dirigiu-se directamente ao Palácio Presidencial aonde durante algumas horas aflorou com José Eduardo dos Santos questões relacionadas com as relações bilaterais entre os dois países e da região da SADC.
Esta é a segunda visita do presidente Zuma à Angola em menos de 2 anos, sendo a primeira em 2013. No ano passado o presidente sul africano visitou também Angola. Segundo o Director para África do Ministério das Relações Exteriores, Manuel Espírito Santo, a visita de Zuma a Angola serviu para aumentar as relações entre os dois países. Além disso, na agenda do encontro entre Zuma e Dos Santos fizeram também parte a situação nalguns países da SADC, nomeadamente o conflicto militar no leste da República Democrática do Congo e na República Centro Africana, os impasses constitucionais e políticos no Zimbabwe e Madagáscar.
Jacob Zuma fez parte dos presidentes da SADC, entre os quais Hifikepunye Pohamba, da Namíbia, Armando Gebuza, de Moçambique, e Jakaya Kikwete, da Tanzânia, que reuniram recentemente em Dar-Es-Salaam, Tanzânia, aquando da reunião extra-ordinária do órgão da SADC encarregado de cooperação no domínio da política, defesa e segurança ao nível ds chefes de estado. Nesta reunião, segundo o relatório final, a Tanzânia, a Namíbia, o Malawi e a África do Sul indicaram que estavam prontos para participar na Força Internacional Neutra na República Democrática do Congo.
Após o encontro, o presidente José Eduardo dos Santos ofereceu um almoço ao seu homólogo, antes do seu regresso à África do Sul no mesmo dia.
Angolanos reclamam dificuldades na acquisição de vistos para a África do Sul
Nos últimos anos os Angolanos têm reclamado das dificuldades que encontram na acquisição de vistos normais para a África do Sul. Entretanto, falando a comunicação social em Luanda, o embaixador Sul Africano em Angola, Godfrey Nhalanhla, admitiu esta situação mas, no entanto, afirmou que a atribuição de vistos para a África do Sul já não depende directamente da Embaixada, mas sim do Departamento de Imigração Sul Africano. Disse também que o seu governo está a aplicar todos os mecanismos para melhorar a situação de emissão de vistos normais aos cidadãos angolanos.
Por: Rui Matata Manuel

 

January 2013
M T W T F S S
« Dec   Feb »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031